“Liderança: é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.
James C. Hunter, no livro “O Monge e o Executivo” (1998)
Penso que você já leu ou ouviu falar em estilos de liderança, pois existem diversas naturezas de como liderar, formas estas que são estudadas levando a reflexões profundas por especialistas em liderança, como também em gestão de pessoas.
Alguns estilos: Liderança autocrática (foco no chefe), Liderança democrática (foco no desenvolvimento do time), Liderança liberal (foco em deixar as responsabilidades para os liderados), Liderança coaching (foco no desenvolvimento do time e em perguntas poderosas) e entre outros. Mas e a Liderança Servidora?
Antes de nos debruçarmos sobre ela, uma pequena reflexão, pertinente referente à citação acima do professor e consultor James C. Hunter. Desejo trazer aqui apenas dois pontos da frase:
- Entusiasticamente: em que há entusiasmo. Entusiasmo vem originalmente do grego, que significava inspiração ou deslumbramento provocado por uma divindade, isto é, ter um deus dentro de si.
- Bem comum: benefícios compartilhados por todos, pertencentes a uma determinada comunidade, um time.
Para reflexão:
Como estas duas palavras dialogam com você?
Você se sente entusiasmado pelo que faz?
O que você faz gera bem comum?
A liderança servidora como hoje a conhecemos e quem sabe você tenha por ela uma admiração, teve seu conceito socializado pela primeira vez na década de 70, por Robert K. Greenleaf, no ensaio “The Servant as Leader”. O texto diz que os verdadeiros líderes estão realmente focados em servir seu time.
Um líder que se apropria de um estilo de liderança servidora, é um líder servidor. Está apoiado em algumas premissas fundamentais, pois a liderança servidora é uma gestão humanizada. O líder servidor crê, confia e acredita que seu foco está no que é necessário para o seu time de liderados, pensa que assim os torna mais capazes em todos os sentidos, isto é, profissional e pessoal.
Uma liderança servidora, oportuniza a cada liderado o apoio em treinamentos, cursos, workshops, feedbacks e reuniões estratégicas, pois compreende que cada colaborador é único, sendo singular, tem um tom e um som ímpar, como também, tem pontos fortes e pontos fracos que são apenas seus. Dessa forma, dá-se uma relação entre líder e liderado e mais segurança, afeição e confiança.
Veja abaixo algumas características de uma liderança servidora:
- Empatia;
- Escuta ativa;
- Ótimo uso da linguagem;
- Paciência;
- Integridade.
E você, percebeu que algumas características são habilidades sociocomportamentais? Conhecidas como soft skills?
Por fim, liderar é servir.
Por,
Professor Rafael Grassi
(Especialista em Gestão de Pessoas e Liderança)