Você é um Líder Servidor?

Liderança: é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.

James C. Hunter, no livro “O Monge e o Executivo” (1998)

Penso que você já leu ou ouviu falar em estilos de liderança, pois existem diversas naturezas de como liderar, formas estas que são estudadas levando a reflexões profundas por especialistas em liderança, como também em gestão de pessoas.

Alguns estilos: Liderança autocrática (foco no chefe), Liderança democrática (foco no desenvolvimento do time), Liderança liberal (foco em deixar as responsabilidades para os liderados), Liderança coaching (foco no desenvolvimento do time e em perguntas poderosas) e entre outros. Mas e a Liderança Servidora?

Antes de nos debruçarmos sobre ela, uma pequena reflexão, pertinente referente à citação acima do professor e consultor James C. Hunter. Desejo trazer aqui apenas dois pontos da frase:

  1. Entusiasticamente: em que há entusiasmo. Entusiasmo vem originalmente do grego, que significava inspiração ou deslumbramento provocado por uma divindade, isto é, ter um deus dentro de si.
  2. Bem comum: benefícios compartilhados por todos, pertencentes a uma determinada comunidade, um time.

Para reflexão:

Como estas duas palavras dialogam com você?

Você se sente entusiasmado pelo que faz?

O que você faz gera bem comum?

A liderança servidora como hoje a conhecemos e quem sabe você tenha por ela uma admiração, teve seu conceito socializado pela primeira vez na década de 70, por Robert K. Greenleaf, no ensaio “The Servant as Leader”. O texto diz que os verdadeiros líderes estão realmente focados em servir seu time.

Um líder que se apropria de um estilo de liderança servidora, é um líder servidor. Está apoiado em algumas premissas fundamentais, pois a liderança servidora é uma gestão humanizada. O líder servidor crê, confia e acredita que seu foco está no que é necessário para o seu time de liderados, pensa que assim os torna mais capazes em todos os sentidos, isto é, profissional e pessoal.

Uma liderança servidora, oportuniza a cada liderado o apoio em treinamentos, cursos, workshops, feedbacks e reuniões estratégicas, pois compreende que cada colaborador é único, sendo singular, tem um tom e um som ímpar, como também, tem pontos fortes e pontos fracos que são apenas seus. Dessa forma, dá-se uma relação entre líder e liderado e mais segurança, afeição e confiança.

Veja abaixo algumas características de uma liderança servidora:

  1. Empatia;
  2. Escuta ativa;
  3. Ótimo uso da linguagem;
  4. Paciência;
  5. Integridade.

E você, percebeu que algumas características são habilidades sociocomportamentais? Conhecidas como soft skills?

Por fim, liderar é servir.

Por,

Professor Rafael Grassi

(Especialista em Gestão de Pessoas e Liderança)

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